Herculano propõe que SUS distribua suplemento para problemas articulares a idosos

Em Indicação feita ao poder executivo, o parlamentar sugere que o colágeno seja distribuído gratuitamente para a população da terceira idade

Não é preciso nem chegar à terceira idade para sentir o efeito da falta de colágeno no organismo. As rugas começam a aparecer, as articulações já não são as mesmas e a manutenção ou o ganho de massa muscular ficam mais difíceis. O colágeno é uma proteína que ajuda a saúde da pele, dos cabelos, ossos, da cartilagem, na perda de peso e até evitando a formação de úlceras. Ele representa a forma mais abundante de proteína encontrada no corpo humano, correspondendo a 30%.

A partir dos 30 anos de idade, no entanto, a produção própria pelo nosso organismo começa a cair cerca de 1% ao ano. Para as mulheres, na menopausa, pode chegar a até 65% menos. Em pessoas idosas, a falta de colágeno pode aumentar a ocorrência de lesões, artrose e osteoporose, causando dores articulares. Para manter os níveis dessa proteína no organismo, muitos médicos prescrevem a suplementação com colágeno.

Ocorre que o custo pode não ser acessível para todos e para que, ao menos a população da terceira idade possa se beneficiar com esse suplemento, o deputado federal Herculano Passos (MDB-SP) apresentou uma Indicação (INC 1000/2019) ao Poder Executivo. “Enviei uma sugestão para que o colágeno seja incluído entre os insumos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde a pessoas idosas. Acredito muito que possa ser atendido, pois isso já aconteceu. Logo que assumi o cargo de deputado, sugeri ao Ministério da Saúde que além das meninas, os meninos também fossem vacinados contra o HPV e fui atendido”, explicou o parlamentar, que foi pioneiro na vacinação contra o HPV, quando estava à frente da Prefeitura de Itu, em SP.

Conforme alertam os especialistas, apesar de não ter contraindicação, é importante que o uso de colágeno só seja feito com orientação médica, uma vez que o excesso pode trazer danos à saúde.

Leave a Reply

Your email address will not be published.