Governada pelo MDB, Prefeitura de Itapetininga implanta modelo pioneiro de gestão compartilhada

Decreto dá mais autonomia às decisões e fortalece vínculo de confiança e responsabilidade do secretariado

Com o objetivo de agilizar o andamento de documentos e processos das secretarias municipais e criar maior transparência junto à população de Itapetininga, foi assinado, pela Prefeita Simone Marquetto, um decreto que dá mais autonomia ao secretariado municipal nas decisões referentes às suas respectivas pastas.

O sistema, pioneiro na gestão municipal, delega a cada secretário as atribuições administrativas de suas secretarias, desconcentrando os procedimentos burocráticos e aproximando o cidadão da autoridade pública.

Além de aumentar a fiscalização já existente sobre a ordenação das despesas das secretarias, a nova modalidade de gestão permite um acompanhamento mais detalhado de cada secretário e de sua equipe sobre as necessidades e remete a cada um deles responsabilidades plenas sobre suas decisões, inclusive junto aos órgãos fiscalizadores, como o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Para explicar a todos os secretários como funciona o novo modelo administrativo de ordenação de despesas, foi convidado o advogado e consultor jurídico, Francisco Antonio Miranda Rodriguez, que de maneira bastante clara e objetiva, comentou os deveres e responsabilidades pertinentes ao decreto.

“Esta é uma forma de gestão integrada, com definição de responsabilidades e formalização de processos de trabalho. Cada secretário fica responsável pelos processos de compras e licitatórios de sua pasta, definindo prioridades e acompanhando o andamento total junto com suas equipes. Isso dá mais autonomia aos secretários, mas também aumenta suas responsabilidades já que eles passam a assinar e responder os processos”, explicou o consultor.

Para a Prefeita Simone Marquetto, que também esteve presente à reunião, esta é uma forma de aproximar o secretariado às decisões administrativas, dando maior liberdade e transparência ao governo e fortalecendo o conceito de gestão compartilhada. “É importante que cada secretário e sua equipe estejam alinhados num trabalho conjunto e perfeitamente inteirados das necessidades de suas pastas. Esse comprometimento dá maior autonomia às equipes, mas também exige ainda mais responsabilidade na tomada de decisões. Desta forma, com o orçamento que cada secretaria tem, é possível definir as melhores estratégias e planejar as ações e despesas para o próximo ano. Este é um canal de comunicação rápido e seguro”, concluiu a Prefeita.

Ascom Prefeita Simone Marquetto

Leave a Reply

Your email address will not be published.