Conselho Nacional de Juventude elege membros do Estado de São Paulo em Brasília

 

No início desta semana, a Secretaria Nacional de Juventude realizou novas eleições para o CONJUVE, Conselho Nacional da Juventude e escolheu novos membros de entidades sociais e culturais para o grupo que propõe ações específicas de políticas públicas para o público infanto-juvenil.

Representando nove entidades paulistas, foram eleitos os jovens Bruno Gabriel Mesquita, Márcia Regina Alves e Diogo Cardoso de Almeida, que garantiram a representatividade das entidades e o espaço na nova gestão do CONJUVE, até 2019.

Representando o Estado de São Paulo estiveram presentes a Fundação Ulysses Guimarães SP, o MDB Mulher de Jundiaí, o Projeto SOS Brasil,a Associação Atlética Acadêmica Fundação Santo André (AAAFSA), a Comunidade Unida de Vila Gonçalves e Adjacências (CUGA – São Bernardo do Campo), o DCE XIV de Outubro (DCE Avante USCS – São Caetano do Sul),a Associação Santa Cecilia, Associação Auri Verde e a Associação Esportiva Real:

“O CONJUVE é um espaço muito importante para o debate e construção de políticas de estado, voltadas para juventude. Estou muito honrado em poder participar dessa nova gestão, e farei o possível para contribuir com idéias, projetos e ações. Espero que, através desse mandato, possamos nos aproximar ainda mais dos jovens e das gestões municipais, a fim de ampliar a participação da juventude com a criação de conselhos municipais e estadual. Juntos, vamos seguir avançando pela juventude brasileira em busca do desenvolvimento social”, afirmou Bruno Gabriel, indicado como membro conselheiro pela Fundação Ulysses Guimarães São Paulo.

Políticas públicas em âmbito nacional

Em âmbito nacional, foram eleitos os representantes de 40 entidades da sociedade civil com uma votação na Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), em Brasília (DF), que contou com a participação de quase 200 organizações não governamentais. “Com eleições amplas, abertas, democráticas e participativas vamos aproximar o CONJUVE dos problemas da juventude brasileira e dar oportunidade para que jovens de todos os estados e regiões do Brasil estejam representados no Conselho”, afirmou o secretário Nacional de Juventude, Assis Filho.

CONJUVE

O Decreto 9024/2017, editado pelo presidente Michel Temer, manteve o CONJUVE com 2/3 de seus integrantes da sociedade civil e 1/3 de representantes do poder público, num total de 60 conselheiros. O Conselho tem, entre suas atribuições, a de formular e propor diretrizes voltadas para as políticas públicas de juventude, desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens e promover o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais.

A representação do poder público contempla, além da Secretaria Nacional de Juventude, todos os ministérios que possuem programas voltados para os jovens; o Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Juventude e um representante do Poder Legislativo Federal. Essa composição foi estruturada para que as ações sejam articuladas em todas as esferas governamentais (federal, estadual e municipal).

Leave a Reply

Your email address will not be published.