Comissão se reúne para discutir mudanças no Estatuto do partido

O MDB Mulher deu mais um passo nas discussões sobre o Novo Estatuto do partido. Em videoconferência realizada nesta terça-feira (18), a partir de Brasília, a comissão formada para ouvir, receber e compilar sugestões enviadas pelos núcleos estaduais avaliou, principalmente, os pontos que asseguram e fortalecem a participação das mulheres em 30% dos cargos em direções Executivas do MDB e autonomia dos núcleos do MDB Mulher nessas escolhas. 

Até o momento, foram recebidas sugestões dos núcleos do MDB Mulher de São Paulo, presidente Maria do Carmo Guilherme; do Mato Grosso do Sul, presidente Carla Stephanini; e do Rio Grande do Sul, 3ª vice-presidente nacional Salma Valencio.

Os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santos, Amapá, Alagoas, Amazonas, Pará, Maranhão, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Goiás, já participaram de reuniões e debates acerca das mudanças no novo Estatuto do partido.

A Presidente do MDB Mulher abriu o encontro lembrando que essa já foi a segunda reunião de discussões. “Quanto mais participação, mais democráticos são os consensos. É o que dá legitimidade às propostas”, observou Fátima Pelaes.

Para esclarecer dúvidas, a reunião contou com a presença do advogado do Partido, Renato Ramos, autor da minuta do Estatuto que está em discussão.

“A orientação do Presidente Romero Jucá foi para atualizarmos nosso Estatuto ao momento político resultante das últimas eleições. Mais representação e espaços de poder para as mulheres é determinação”, contou Ramos.

“Nos fortalecemos, criamos raízes depois de anos de trabalho para organizar o MDB Mulher nos municípios e nos Estados graças aos nossos planos de ação e não vamos nos enfraquecer agora”, disse Maria Aparecida Moura, Presidente do MDB Mulher de Minas Gerais.

A Comissão é formada por 6 membros: Fátima Pelaes, Maria do Carmo Guilherme, Maria Aparecida Moura, Geralda Vitorino, Maria do Socorro Waquim e Katia Lôbo.

MULHER, POLÍTICA E CIDADANIA

A Presidente Fátima Pelaes aproveitou a videoconferência para anunciar a realização de um evento, em Brasília, dias 15 e 16 de julho próximo. A abertura será no dia 15, à tarde, e as conferências dia 16, pela manhã.

“Vamos começar a trabalhar a participação das mulheres emedebistas na eleições municipais e estaduais de 2020. Com quanto mais antecedência organizarmos nossas propostas, mais chances de elegermos representantes teremos. Com mais mulheres na política, o resultado será uma sociedade melhor e mais representativa”, avalia a Presidente do MDB Mulher.

Leave a Reply

Your email address will not be published.