Senador Airton Sandoval e deputado Itamar Borges participam do Seminário “Reforma Política Já” promovido pela FIESP

O senador Airton Sandoval e o deputado estadual Itamar Borges (MDB), participaram nesta segunda-feira, 26 de junho, do  seminário, realizado pela FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), com o tema “Reforma Política Já”.

Com o objetivo de estimular a discussão na sociedade e por entender que é urgente a aprovação de uma reforma política que atenda aos interesses maiores do Brasil, a FIESP está promovendo uma série de iniciativas como esta.
Esse evento dá continuidade à campanha “Reforma Política Já”, divulgada em anúncio publicado pela FIESP, em parceria com mais de 200 entidades, nos principais jornais de todo o Brasil, no último dia 25 de maio, e pretende estender esta discussão tão atual a toda a sociedade.
“Há necessidade de mudanças no sistema político, e para mudar a imagem política é preciso abrir um debate amplo, com a participação da sociedade. O nosso objetivo é provocar a discussão, levando ao fortalecimento da democracia brasileira. Não existe democracia sem política. Não existe política sem debate”, disse o presidente da FIESP, Paulo Skaf.
Com o jornalista Gerson Camarotti como moderador, o seminário teve como primeiro painel “A liberdade do voto”, com a discussão de vários temas. Os custos da política para a sociedade brasileira puxaram os debates do segundo painel, “a forma da política” foi o tema do terceiro painel e em seguida o encerramento contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do presidente do Congresso Nacional e do Senado Federal, Eunício Oliveira.
“Este é um debate muito grande, com opiniões divergentes de vários setores da sociedade. O país precisa de uma reforma política e eventos como estes buscam apresentar diferentes opiniões e buscar alternativas”, afirmou o deputado Itamar Borges.
Alguns dos temas tratados foram: voto facultativo ou obrigatório; monopólio de candidaturas ou candidaturas avulsas; prévias partidárias; liberdade de propaganda, entre outras questões.
O ministro do STF e presidente do TSE, Gilmar Mendes,  o desembargador, vice-presidente e corregedor eleitoral do TRE-SP, Carlos Eduardo Padin, advogados eleitorais, cientistas políticos, juristas, estudantes e empresários estiveram presentes.

Fonte: Ascom deputado Itamar Borges

Leave a Reply

Your email address will not be published.