Relançada Frente Parlamentar das Distribuidoras de Veículos e Mobilidade no Congresso Nacional

Entre os objetivos do colegiado, presidido pelo deputado federal Herculano Passos, está o aperfeiçoamento da legislação referente ao setor.

O setor da distribuição de veículos automotores, que tem influência direta e benéfica à mobilidade, responde por 4,5% Produto Interno Bruto do Brasil e gera 305 mil empregos diretos. Para defender esse segmento, foi reinstalada, nesta quarta-feira, 03, em Brasília, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Distribuição de Veículos Automotores e da Mobilidade (Fremob), presidida pelo deputado federal Herculano Passos (MDB-SP). “Quando lançamos a Frente, em 2015, 250 parlamentares faziam parte e, desde então, temos mantido essa média de membros. Mesmo neste ano, com um Congresso bastante renovado, obtivemos 220 assinaturas logo nos primeiros dias e, depois do relançamento de hoje, certamente teremos mais adesões, demonstrando que os deputados e senadores reconhecem a importância desse setor para a economia do país”, afirmou Herculano.

Eleito vice-presidente da Frente, o deputado federal Isnaldo Bulhões Jr. (MBD-AL), disse que defender o setor é colaborar com o país. “Quanto mais esse setor estiver forte, mais gerará emprego, mais terá condição de injetar recursos na economia, tanto para retomar o investimento como para aumentar o poder de consumo do cidadão. Quero aqui dizer que estarei junto com o presidente Herculano acompanhando cada matéria importante já tramitando no Congresso como qualquer nova proposta que venha a surgir”, garantiu.

O deputado Darci de Matos (PSD-SC), também vice-presidente da Fremob, disse que a causa do segmento é justa. “Aqui está o setor produtivo, aqui está a origem de tudo. Sem emprego, sem o aquecimento da economia, não tem impostos e, portanto, não tem política pública alguma. ”

Conforme o ex-governador do Estado de São Paulo, Luiz Antônio Fleury Filho, atual relações institucionais da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a instituição lutará também pela mobilidade. “Hoje nós temos várias formas de mobilidade no Brasil e queremos contribuir para essa discussão, trazendo todos os recursos e cooperando para o crescimento do país”.

Ao final do evento, o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Jr. agradeceu pela atuação dos parlamentares e os conclamou a continuarem trabalhando pela distribuição de veículos e pela mobilidade. “Instalar a Fremob, apoiada por parlamentares de tamanha magnitude, significa reiterar a importância do setor para a economia e a mobilidade do país, afinal, representamos o principal modal de transporte. O apoio dado pelos deputados e senadores será fundamental para que projetos que estão pendentes possam prosperar, como é o caso do Programa de Renovação de Frota. Projetos como este, são de extrema importância para o país, pois não oneram o Estado e, ao contrário, desoneram empresários e os consumidores de nosso setor. ”

A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Distribuição de Veículos Automotores e da Mobilidade é constituída por deputados e senadores de todas as correntes políticas do Congresso Nacional e tem como atribuições:

– acompanhar o processo legislativo e procurar, de modo contínuo, o aperfeiçoamento da legislação referente a temas e proposições que são apreciadas pelas comissões temáticas, observando os preceitos jurídicos constitucionais;

– promover o intercâmbio com entes assemelhados de parlamentos de outros países, visando aperfeiçoamento recíproco das respectivas políticas estatais para o segmento; e

– acompanhar os programas federais de interesse do setor, os projetos e as decisões políticas que possam influenciar diretamente no crescimento e desenvolvimento do segmento.

Leave a Reply

Your email address will not be published.