Reforma tributária é o foco da agenda da indústria apresentada ao Congresso

Reforma tributária é o foco da agenda da indústria apresentada ao Congresso

Fonte: Agência Senado

Foi lançada nesta terça-feira (28), em sessão solene no Congresso Nacional, a Agenda Legislativa da Indústria. O documento, que lista as pautas prioritárias do setor ao Poder Legislativo, é apresentado todos os anos desde 1996 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), no mês de março.

E em 2023 um dos destaques é a reforma tributária (PECs 110/2019 e 45/2019), vista como “a reforma estrutural mais importante para a retomada dos investimentos produtivos e a superação da queda da atividade econômica”. Na 28ª edição da Agenda da Indústria, o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, lamenta o processo de desindustrialização sofrido pelo Brasil. Ainda assim, salientou a importância do setor para a economia.

“A participação do setor industrial na economia nacional, que já chegou a ser de 48% em 1945, está agora em 24%. Ainda assim, somos responsáveis por 10,3 milhões empregos diretos, e contribuímos com 34,4% da arrecadação tributária. A indústria responde também por 69,3% em valor de exportações, e por 66,4% dos investimentos privados em ciência e tecnologia” afirmou Andrade.

Leia íntegra no site do Senado: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2023/03/28/reforma-tributaria-e-o-foco-da-agenda-da-industria-apresentada-ao-congresso