Projeto de Lei que torna permanente os Jogos Regionais dos Idosos (JORI) é aprovado em Comissão da ALESP

Nesta quarta-feira, 7 de novembro, a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o PL 439/2018, de autoria do deputado Itamar Borges, que torna permanente a realização dos Jogos Regionais dos Idosos (JORI).

 

Realizado desde 1997, sob o comando do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e coordenação técnica da Secretaria Estadual de Esporte, o JORI reúne anualmente atletas/idosos com no mínimo 60 anos na disputa de diferentes modalidades esportivas.

 

São disputadas 14 modalidades: Atletismo, Bocha, Buraco, Coreografia, Damas, Dança de Salão, Dominó, Malha, Natação, Tênis, Tênis de Mesa, Truco, Voleibol e Xadrez.

 

O projeto tem como objetivo o desenvolvimento e a consolidação de políticas públicas de esporte e lazer, motivadoras para a prática da atividade física, de atividades culturais e turísticas visando a integração, participação e melhoria da qualidade de vida dos idosos do Estado de São Paulo.

 

“Com o aumento da expectativa de vida da população, é fundamental que o Estado de São Paulo busque fortalecer políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida dos idosos, garantindo um envelhecimento saudável para a população. Por isso, criei este projeto que torna o JORI permanente, uma política de Estado”, afirmou Itamar Borges.

 

A participação dos idosos nos jogos, além da prática de atividades físicas, também contribui com o fator psicológico por combater o isolamento, a depressão e estabelecer novas relações e contatos, fazendo com que os idosos criem novos hábitos, tornem-se motivados às atividades físicas e modifiquem seu modo de pensar acerca da sociedade.

O Projeto de Lei segue em tramitação na Assembleia Legislativa e passará ainda pelas comissões de Assuntos Desportivos e Finanças e Orçamento.

 

Assessoria de Imprensa Itamar Borges

Leave a Reply

Your email address will not be published.