MDB oficializa pré-candidatura de Simone Tebet à Presidência da República

Por Marcela Mattos, g1 — Brasília

MDB oficializou nesta quarta-feira (8) a senadora Simone Tebet como pré-candidata do partido à Presidência da República nas eleições de 2022. A formalização aconteceu durante ato em um hotel em Brasília.

Entre os presentes no evento estavam o presidente do MDB, Baleia Rossi; o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; além dos governadores do MDB Helder Barbalho (Pará) e Ibaneis Rocha (Distrito Federal). Os presidentes do PSDB, Bruno Araújo, e do União Brasil, Luciano Bivar, também compareceram, e o Cidadania enviou um representante.

O anúncio de que o MDB havia decidido lançar a pré-candidatura de Simone Tebet foi feito em novembro, pelo presidente do partido, deputado Baleia Rossi (SP).

Na ocasião, ele afirmou em uma rede social que a legenda chegou à conclusão de que “precisa de um nome do partido para 2022”.

Simone Tebet está no primeiro mandato como senadora, tendo sido eleita em 2014, e é formada em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) — leia detalhes mais abaixo.

Durante o lançamento da pré-candidatura, foi exibido um vídeo do ex-presidente Michel Temer (2016-2018) no qual ele afirmou que o MDB deve pregar a “harmonia” do país.

“Sugerir aos colegas e amigos do MDB que preguem a pacificação do país, preguem a harmonia do Brasil. O povo brasileiro quer isso. Tenho absoluta convicção de que o povo não quer pessoas que dividem o país. Nós, do MDB, sempre pregamos isso e espero que a senadora Simone continue nessa linha, que é fundamental para revelar a história do MDB, as posições do MDB”, afirmou Temer no vídeo.

MDB nas eleições

No MDB, o nome de Simone Tebet é colocado como uma candidatura de “terceira via”, alternativa às candidaturas de Bolsonaro e Lula.

Discurso

Durante o lançamento da pré-candidatura, Simone Tebet disse que se faz política “no coletivo” e que “ninguém faz nada sozinho”.

Aos presentes ao evento, a pré-candidata a presidente afirmou também que o país precisa de uma “nova arquitetura política” e que esta deve ser a missão dos “democratas” do MDB e dos demais partidos.

“Essa missão tem clamor da urgência. A urgência porque o nosso povo, o povo brasileiro, está morrendo de fome depois de centenas de milhares brasileiros terem morrido por uma Saúde omissa, insensível e negacionista”, declarou Simone Tebet.

“Enquanto nos lares faltam cidadãos brasileiros, na rua temos o cenário da indigência total. A nossa missão clama por urgência e é urgente”, acrescentou.

Simone Tebet disse ainda que a atual política ambiental do governo é “desastrosa” e que o governo não tem plano de desenvolvimento para o país. “O governo que aí está cria crises artificiais, mas é mais grave do que isso: promove a discórdia, a polarização. Numa única palavra, quer aniquilar as minorias”, completou.

Questionada por jornalistas, Tebet não disse o nome de quem poderia ser seu eventual companheiro de chapa.

“O mais importante é que a presença deles [representantes de outros partidos no evento] mostra que estamos unidos num único ideal: o de garantir sempre a democracia, que nós possamos avançar em políticas públicas para garantir um novo rumo ao país. A presença deles aqui mostra exatamente isso: que nós temos as nossas divergências, mas nós vamos convergir num projeto maior logo na frente”, afirmou.

A pré-candidata

Simone Tebet é filha de Ramez Tebet, ex-presidente do Senado e do Congresso.

A pré-candidata do MDB ao Palácio do Planalto já foi deputada estadual, vice-governadora do Mato Grosso do Sul e prefeita de Três Lagoas (MS).

Em 2014, foi eleita para o primeiro mandato no Senado. Formada em direito, a senadora foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Casa.

Como mostrou o colunista do g1 Gerson Camarotti, com Tebet, o MDB visa ocupar um espaço que está vago até o momento: entre todos os nomes colocados na disputa, não há uma única mulher.