MDB aprova compliance e participação feminina de 30% no partido

A Executiva Nacional do MDB (Movimento Democrático Brasileiro) aprovou hoje as novas regras de compliance — conjunto de normas a serem seguidas — no estatuto do partido e a determinação para que todos os diretórios municipais e estaduais da sigla sejam compostos com ao menos 30% de mulheres. Nas redes sociais, a sigla exaltou as iniciativas e esclareceu que as novas regras de compliance são um dos modos de fornecer mais “transparência”

“Em reunião desta quarta-feira, a Executiva Nacional do MDB aprovou as regras de compliance no estatuto do partido. É a primeira sigla a formalizar o sistema que dá mais transparência. A Executiva também aprovou no Estatuto a determinação inédita para que todos os diretórios tenham 30% de mulheres em todos os diretórios municipais e estaduais. Essa medida é fruto de acordo histórico com o TSE.”

Segundo o partido, a iniciativa é o resultado de um acordo firmado entre o MDB e o MPE (Ministério Público Eleitoral), em agosto de 2020, para incentivar a participação feminina na política. À época, o então presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso, classificou o acordo como um “momento histórico e um marco vitorioso da política brasileira”, segundo o site do Tribunal. O tuíte do MDB com o anúncio foi compartilhado pela senadora Simone Tebet (MDB-MS), pré-candidata à Presidência da República.
Fonte UOL