Juventude do MDB promoverá lives e encontros virtuais para debater problemáticas em torno dos jovens brasileiros

A Juventude Nacional do MDB em parceria com a Fundação Ulysses Guimarães e Coordenação Nacional de Núcleos do MDB idealizaram o “Juventudes em Debate”. Um projeto com o objetivo de realizar LIVES E ENCONTROS REGIONAIS DE FORMAÇÃO DA JMDB nesse momento de pandemia, para discutir os 12 eixos temáticos do Estatuto da Juventude com a participação de parlamentares, professores, cientistas políticos e militantes juvenis.

Os desafios de se fazer política no momento de pandemia e isolamento social proporcionaram aos jovens militantes criarem um novo formato para debater políticas públicas, principalmente no contexto das problemáticas reais vividas pelos jovens no Brasil.

Desde que foi instituído, em 5 de agosto de 2013, o Estatuto da Juventude (Lei n° 12.852) tem sido um importante norteador para as políticas públicas, contemplando mais de 51 milhões de brasileiros com idade entre 15 e 29 anos. O documento, que comemora oito anos em 2021, dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve) – que deve organizar, de maneira participativa, o planejamento, implementação e avaliação das ações e programas que constituem as políticas públicas para essa parcela da população.

Para o presidente da JMDB Nacional, Assis Filho, que foi Secretário Nacional de Juventude (2017-2019), o Estatuto da Juventude é uma grande conquista para os jovens, mas que precisa avançar.

“Somos uma parcela com mais de 51 milhões de jovens na faixa de 15 a 29 anos no Brasil, e o estado precisa cuidar dessas pessoas. Há mais de 15 anos tramita no Congresso Nacional o plano nacional de juventude, que estabelece diretrizes, ações e resultados de políticas públicas para esses  jovens no prazo de 10 anos. Essas lives e encontros regionais que serão promovidas por meio da JMDB com parlamentares , professores e militantes juvenis é uma forma também de exigirmos que o plano entre na pauta de votação da Câmara dos Deputados, para que seja aprovado”, disse Assis Filho.

LIVES

As LIVES acontecerão na última quinta-feira de cada mês com 3 convidados e 1 mediador. Na oportunidade, serão abordados temas específicos dos eixos temáticos do Estatuto da Juventude. E serão transmitidos no Instagram da JMDB Nacional (@jmdbnacional15) e no Instagram dos convidados que participarão das LIVES.

Todos os temas serão pautados em discussões nacionais que envolvam as problemáticas em torno da juventude, e um dos pontos que chama atenção é que os convidados serão de diferentes pensamentos ideológicos e filiações partidárias. Para que o debate seja mais abrangente.

A primeira Live acontecerá no dia 29 de Abril abordando o eixo temático: Direito ao Território e a Mobilidade. O tema discutido será:  Ampliação ao acesso a armas de fogo e o aumento da violência contra a juventude.

Os convidados da live poderão discutir o tema destacando o Decreto Legislativo (PDL 55/2021) que cancela quatro decretos do  presidente Jair Bolsonaro e que ampliam o acesso a armas e munições; Mudanças no Estatuto do Desarmamento; Posição do Governo; Impacto para a juventude das periferias; Vulnerabilidade social e criminalidade entre os jovens durante a pandemia.

ENCONTROS REGIONAIS

Os Encontros Regionais de Formação da JMDB acontecerão nas 5 regiões (norte, nordeste, sul, sudeste e centro-oeste), no formato virtual por meio da Plataforma Zoom, com a militância do MDB para discutir assuntos relacionados ao partido, que acontecerá no dia 15 de cada mês.

E o primeiro encontro virtual acontecerá no dia 15 de maio, para os militantes juvenis da Região Sudeste.

AGENDA DAS LIVES

Para acompanhar todos os temas que serão debatidos e não perder nenhuma das lives. Basta clicar nesse link e ficar por dentro de toda a programação que inicia no dia 29 de abril e termina 30 de dezembro de 2021.

LINK AGENDA:  http://bit.ly/agendaliveJMDB