Itapetininga é reconhecida pela ONU como cidade resiliente

Itapetininga (SP) foi reconhecida internacionalmente pela adesão ao Programa de Cidades Resilientes da ONU (Organização Das Nações Unidas), informa o escritório da ONU para Redução dos Desastres Naturais. Em setembro do ano passado, a prefeita emedebista Simone Marquetto assinou a adesão de Itapetininga ao programa.

O projeto é voltado para municípios que tenham capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e, de maneira organizada, proteger vidas, perdas de bens e evitar novas ocorrências.

Com o trabalho da Defesa Civil, são realizadas vistorias preventivas, para avaliação de riscos, analisando a vulnerabilidade e fazendo o mapeamento e o monitoramento de ameaças/perigos.

“Hoje, acompanhamos em tempo real quando os níveis de água de nossos rios ou riachos sobem. Nossa preocupação são com as vidas”, acentuou a prefeita. Simone explicou a importância do acordo de Itapetininga junto à ONU. “A adesão ao programa reforça o comprometimento da administração municipal em promover ações preventivas em todos os setores, em benefício do bem-estar social dos moradores”, salientou.

A redução de riscos de desastres ajuda na diminuição da pobreza, favorece a geração de empregos e oportunidades comerciais, a igualdade social, ecossistemas mais equilibrados e ainda atua nas melhorias das políticas de saúde e de educação.

Como parte do programa, são promovidos treinamento dos agentes, incluindo informação, educação e capacitação e um plano de contingência, para planejamento de riscos, foi efetivado. “A conscientização para modificar o comportamento, com palestras educacionais e feiras, foram levadas aos moradores, sobretudo, as crianças”, concluiu Simone Marquetto.