Governada pelo MDB, Americana é a cidade paulista mais pacífica segundo IPEA

Americana é a cidade mais pacífica do Estado de São Paulo e a terceira do Brasil. A informação consta no Atlas da Violência, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgado nesta segunda-feira (5).

O estudo levou em consideração dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, referentes ao intervalo de 2005 a 2015, e utilizou também informações dos registros policiais publicadas no 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do FBSP. Para listar os 30 municípios potencialmente mais violentos e menos violentos do Brasil em 2015, o estudo considerou as mortes por agressão (homicídio) e as mortes violentas por causa indeterminada (MVCI).

Para o comandante da Guarda Municipal de Americana (Gama), Marcos Guilherme, o índice reflete as ações desenvolvidas pelas forças de segurança do município, como Polícia Civil e Militar, além da própria guarda. “Existe um trabalho conjunto permanente, com trocas de informações contínuas, permitindo o desenvolvimento de ações mais eficazes. O resultado é uma cidade que combate o crime e com índices cada vez melhores”, avaliou.

Ele destacou o trabalho preventivo realizado pela Gama com rondas ostensivas. “Diariamente são 16 viaturas exclusivas para realização de patrulhamento nas ruas de Americana. Além disso, a população já tem a Gama como referência para atendimento de ocorrências e sempre aciona o 153 em situações de perigo, pois o atendimento é rápido e eficiente”, pontuou o comandante da Gama.

A formação contínua dos guardas municipais também foi destacada por Marcos Guilherme. “Essa capacitação permanente possibilita ao guarda mais segurança e eficácia no trabalho das ruas, no atendimento direto à população americanense, combatendo o crime de uma maneira cada vez mais especializada”, afirmou. “É importante ressaltar que, mesmo diante de um cenário econômico desfavorável, a Administração Municipal não tem medido esforços para manter a estrutura oferecida à população na área de segurança”, completou.

Atualmente a Gama possui um efetivo de 316 guardas, sendo 50 voltados para trabalhos internos – administrativo, pontos fixos ou cedidos para outros órgãos – e cerca de 270 efetivamente no patrulhamento nas ruas da cidade.

Ascom Prefeitura Municipal de Americana

Leave a Reply

Your email address will not be published.