FUG destaca importância da formação política na Marcha dos Vereadores do Brasil

Foto: Igo Estrela/MDB

MDB Nacional

Brasília (DF) – A Fundação Ulysses Guimarães participou do congresso XV Marcha de Vereadores, promovido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB), na capital federal. Pelo terceiro ano seguido, a Fundação divulgou para os vereadores, grande parte em primeiro mandato, os trabalhos de pesquisa e de formação política que são realizados em todos os estados brasileiros. A importância de aprimorar o conhecimento sobre a estrutura política e administrativa também foi destacada por meio de palestras.

A gerente nacional do Programa de Formação Política da FUG, Elisiane da Silva (RS), falou sobre o Orçamento Público, logo após a abertura do evento, na terça-feira (25). Em seu painel, ela detalhou o processo de elaboração e execução das leis orçamentárias. O objetivo foi “simplificar a linguagem, facilitando para que o vereador inclua dentro do orçamento público os seus compromissos com o município e como ele deve agir para fiscalizar a execução do orçamento”, explicou Elisiane.

Na quarta-feira (26), o secretário de gestão da FUG, Chico Donato (ES), alertou sobre a importância do conhecimento no exercício do cargo público. Falando com a experiência de quem já foi prefeito, ele ressaltou a necessidade do político conhecer em detalhes, além do processo eleitoral, o sistema de arrecadação e distribuição dos tributos, a influência de determinadas leis no ordenamento de despesas, e o sistema de licitações, entre outros. “Geralmente o político alcança o cargo somente pelo seu relacionamento com a sociedade, mas poucos são preparados para exercer a função, porque isso não é exigido na hora de buscar o voto”, observou.

Chico Donato afirmou que nas campanhas eleitorais, “é preciso trocar o uso do dinheiro pelo discurso do conhecimento, oferecendo uma nova postura na defesa do Município, do Estado e da União, além de soluções para as necessidades permanentes da sociedade”. Segundo ele, “essa é a bandeira da Fundação”.

A FUG lançou, em 2007, um programa de ensino à distância (EAD), oferecendo cursos de formação política a todos os municípios. Nesses 10 anos, o programa alcançou cerca de 300 mil brasileiros de Norte a Sul do País. “Hoje temos vários deputados, prefeitos e vereadores que vieram da bandeira do conhecimento levantada pela Fundação Ulysses Guimarães”, afirmou o secretário de gestão.

Segundo Chico Donato, todos os candidatos do MDB nas eleições municipais de 2016 tiveram de fazer o curso “Saber para Vencer”, oferecido pela FUG. “É preciso ter conhecimento, é preciso saber para vencer todas as dificuldades do setor público”, concluiu.

Leave a Reply

Your email address will not be published.