Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

Em grande evento do setor, Secretário de Agricultura assina Protocolo voltado a pesquisas em ovinocultura no Estado

13377-dorper-1

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, e o secretário-executivo, Francisco Matturro, participaram, nesse domingo, 12, da 14° Exposição Nacional Dorper e White Dorper, em São José do Rio Preto. A Exposição é um dos eventos que compõem a 1° Feira Noroeste Paulista de Ovinos (Fenovi), promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Dorper e White Dorper (ABCDorper) e Associação Noroeste Paulista de Ovinocultores (Anpovinos).

Na ocasião, os líderes da Secretaria assinaram Protocolo de Intenções para pesquisas voltadas à ovinocultura no Estado. O Protocolo estabelece as diretrizes de cooperação técnica entre a ABCDorper e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP, por meio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), visando ações conjuntas para o desenvolvimento da ovinocultura paulista e nacional.

“Esse ato, que assinamos hoje, traz a transformação da ovinocultura e da raça Dorper”, ressaltou o secretário.

O documento estabelece a elaboração e implantação de ações conjuntas para realização de estudos, programas e testes de eficiência que promovam a seleção de animais superiores para o desenvolvimento de uma ovinocultura moderna e eficiente. A expectativa é que sejam avaliados animais das raças Dorper e White Dorper com enfoque em questões que resultem na eficiência produtiva das matrizes e reprodutores e que seja desenvolvido um protocolo paulista e nacional para ovinocultura sustentável, com baixa emissão de carbono ou carbono neutro.

“Se a agropecuária está onde está, chegou onde chegou, é graças à ciência, à inovação e à pesquisa”, enfatizou Itamar.

O secretário assinou também outra importante medida, voltada à heveicultura. Atendendo a demandas, o ato normativo, firmado ao lado da Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha (Apabor), altera resolução anterior e estabelece critérios para a produção de materiais de propagação de seringueira para uso não-comercial no Estado.

Fenovi trouxe a Rio Preto conhecimento, prêmios e oportunidades de negócio ao setor

Muito aguardada pelos ovinocultores paulistas e brasileiros, a Fenovi 2021 contou com programação extensa e produtiva. Dentre os atrativos, estiveram o 1° Congresso Nacional de Carne Ovina, que teve o intuito de disseminar informação técnica de qualidade ao setor e trazer soluções ao produtor, e os leilões de animais de alta qualidade genética, que movimentaram cerca de R$ 1,5 milhão. Entre os momentos mais esperados, certamente esteve o julgamento dos rebanhos apresentados pelos expositores presentes.

Ao todo, mais de 700 animais das raças Dorper, White Dorper, Suffolk, Poll Dorset, Ile de France e Santa Inês participaram dos julgamentos, exposição e comercialização, provenientes de 52 fazendas de SP, PR, BA, AL, PE e RJ. A Exposição Nacional 2021 teve a maior premiação da história da ABCDorper, com a distribuição de R$ 25 mil, além dos cobiçados troféus em categorias como Ovino do Futuro, Grandes Campeões, Progênie e Conjunto Família.

A Fenovi foi correalizada pela Prefeitura de S. J. do Rio Preto e contou ainda com apoio da ARCO e ASPACO, associações ligadas ao setor.

Participaram dos eventos, os presidentes da Anpovinos, Paulo Vianna, e ABCDorper, Valdomiro Poliselli Junior, e os representantes da ARCO, Edemundo Gressler e da ASPACO, Francisco Fernandes. Também estiveram presentes o coordenador da Defesa Agropecuária, Luís Fernando Bianco; Renata Branco Arnandes, representando a Coordenação da APTA; o diretor geral do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), Enilson Ribeiro; o diretor da EDR de S.J. do Rio Preto, Ricardo Pereira; o Prefeito do Município, Edinho Araújo; o presidente da Apabor, Fábio Magrini; representantes dos produtores rurais, além de outras autoridades regionais.

Comentários estão fechados.