Em grande evento do setor, Secretário de Agricultura assina Protocolo voltado a pesquisas em ovinocultura no Estado

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, e o secretário-executivo, Francisco Matturro, participaram, nesse domingo, 12, da 14° Exposição Nacional Dorper e White Dorper, em São José do Rio Preto. A Exposição é um dos eventos que compõem a 1° Feira Noroeste Paulista de Ovinos (Fenovi), promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Dorper e White Dorper (ABCDorper) e Associação Noroeste Paulista de Ovinocultores (Anpovinos).

Na ocasião, os líderes da Secretaria assinaram Protocolo de Intenções para pesquisas voltadas à ovinocultura no Estado. O Protocolo estabelece as diretrizes de cooperação técnica entre a ABCDorper e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP, por meio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), visando ações conjuntas para o desenvolvimento da ovinocultura paulista e nacional.

“Esse ato, que assinamos hoje, traz a transformação da ovinocultura e da raça Dorper”, ressaltou o secretário.

O documento estabelece a elaboração e implantação de ações conjuntas para realização de estudos, programas e testes de eficiência que promovam a seleção de animais superiores para o desenvolvimento de uma ovinocultura moderna e eficiente. A expectativa é que sejam avaliados animais das raças Dorper e White Dorper com enfoque em questões que resultem na eficiência produtiva das matrizes e reprodutores e que seja desenvolvido um protocolo paulista e nacional para ovinocultura sustentável, com baixa emissão de carbono ou carbono neutro.

“Se a agropecuária está onde está, chegou onde chegou, é graças à ciência, à inovação e à pesquisa”, enfatizou Itamar.

O secretário assinou também outra importante medida, voltada à heveicultura. Atendendo a demandas, o ato normativo, firmado ao lado da Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha (Apabor), altera resolução anterior e estabelece critérios para a produção de materiais de propagação de seringueira para uso não-comercial no Estado.

Fenovi trouxe a Rio Preto conhecimento, prêmios e oportunidades de negócio ao setor

Muito aguardada pelos ovinocultores paulistas e brasileiros, a Fenovi 2021 contou com programação extensa e produtiva. Dentre os atrativos, estiveram o 1° Congresso Nacional de Carne Ovina, que teve o intuito de disseminar informação técnica de qualidade ao setor e trazer soluções ao produtor, e os leilões de animais de alta qualidade genética, que movimentaram cerca de R$ 1,5 milhão. Entre os momentos mais esperados, certamente esteve o julgamento dos rebanhos apresentados pelos expositores presentes.

Ao todo, mais de 700 animais das raças Dorper, White Dorper, Suffolk, Poll Dorset, Ile de France e Santa Inês participaram dos julgamentos, exposição e comercialização, provenientes de 52 fazendas de SP, PR, BA, AL, PE e RJ. A Exposição Nacional 2021 teve a maior premiação da história da ABCDorper, com a distribuição de R$ 25 mil, além dos cobiçados troféus em categorias como Ovino do Futuro, Grandes Campeões, Progênie e Conjunto Família.

A Fenovi foi correalizada pela Prefeitura de S. J. do Rio Preto e contou ainda com apoio da ARCO e ASPACO, associações ligadas ao setor.

Participaram dos eventos, os presidentes da Anpovinos, Paulo Vianna, e ABCDorper, Valdomiro Poliselli Junior, e os representantes da ARCO, Edemundo Gressler e da ASPACO, Francisco Fernandes. Também estiveram presentes o coordenador da Defesa Agropecuária, Luís Fernando Bianco; Renata Branco Arnandes, representando a Coordenação da APTA; o diretor geral do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), Enilson Ribeiro; o diretor da EDR de S.J. do Rio Preto, Ricardo Pereira; o Prefeito do Município, Edinho Araújo; o presidente da Apabor, Fábio Magrini; representantes dos produtores rurais, além de outras autoridades regionais.