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Deputado Itamar participa de Webinar Ensino de Empreendedorismo Contemporâneo

Promovido pela Empreende – Editora de Livros de Negócios e o Sebrae-MA o Webinar “Ensino de Empreendedorismo Contemporâneo”, realizado nesta terça-feira, 06 de outubro, promoveu uma discussão sobre os desafios do ensino de empreendedorismo no Brasil. O presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo da Alesp, deputado Itamar Borges, foi um dos palestrantes do evento, no painel “Empreendedorismo na Base Nacional Curricular Comum – BNCC”.

“Tenho a educação como forte bandeira de meus mandatos, trabalho e faço gestão por melhorias nas escolas e também na metodologia do ensino. Quando prefeito de Santa Fé, nosso município ficou em primeiro lugar no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. E já como deputado, criamos a Frepem e agimos para implantar programas de educação empreendedora na rede pública estadual”, disse o deputado.

Itamar Borges apresentou uma cronologia das ações realizadas nas escolas da rede pública de SP, iniciado com os projetos pilotos de educação empreendedora, promovidos pela Frepem, Empreende e Sebrae-SP, na Secretaria da Educação e Centro Paula Souza, em 2012; seguido com a criação do Plano Estadual de Educação Empreendedora, instituído por meio da Lei nº 15.693/2015, de sua autoria; posteriormente houve o lançamento da Cartilha com o material de apoio ao currículo da Educação Básica, em 2017; e recentemente foi aprovado o Novo Currículo do Ensino Médio, apresentado pelo Governo de SP e que deve ser implantado a partir de 2021.

“Em resumo, este é um pouco da trajetória da formulação e implantação dessa política pública. Novas etapas se iniciam e o desafio é colocar o plano em prática em todas as 5 mil escolas públicas estaduais e permitir que os 4 milhões de alunos da rede tenham acesso à educação empreendedora. Na Assembleia Legislativa seguiremos monitorando, acompanhando e avaliando os resultados”, ponderou o parlamentar.

Ao finalizar Itamar lançou um desafio: “Precisamos avançar, criar as métricas de avaliação, os indicadores de desempenho dessa política pública. Como avaliar as práticas de educação empreendedora na rede pública do estado de São Paulo? Elas impactam na cultura empreendedora da sociedade paulista, no médio e longo prazo? Elas sensibilizam os estudantes para novos projetos de vida? Elas contribuem para redução da evasão escolar? Elas ajudam melhorar o rendimento das outras disciplinas? Elas despertam o interesse dos estudantes pela ciência? Os estudantes tornam-se mais protagonistas na sociedade?”, perguntou o presidente da Frepem.

Além do deputado Itamar, o painel contou com as participações da Analista da Unidade de Cultura Empreendedora do Sebrae Nacional, Prof.ª Dra. Thelmy Arruda de Rezende; da Diretora Editorial do Sistema de Ensino J Piaget, Dulce Regina Vieira; e do especialista em empreendedorismo e fundador da Empreende, Prof. Dr. José Dornelas; e foi mediado pela Gerente da Unidade de Cultura Empreendedora do Sebrae Maranhão, Raissa Amaral Marins.

O webinar também trouxe o painel “Ensino de Empreendedorismo no pós-pandemia”, com o Secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvin; o Gerente geral do Instituto Fazendo Acontecer Luiz Fernando Marcolino; o CEO da Essia,  André Matos; e o PhD – Professor de estratégia e negócios internacionais da Suffolk University, em Boston/EUA, Carlos Rufin; também mediado por Raissa Marins.

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