Deputado Itamar Borges participa de debates sobre Metodologias para educação empreendedora na Assembleia Legislativa

Na manhã da última quinta-feira, 19 de outubro, foi realizado na Assembleia Legislativa o 2º Encontro Estadual de Educação Empreendedora, organizado pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP), e pela Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FREPEM).

O encontro reuniu prefeitos, secretários de educação, diretores escolares, professores, vereadores e especialistas, com o objetivo de discutir formas de promover a cultura empreendedora, através do estudo de pioneiros que deram marcante contribuição ao desenvolvimento brasileiro.

O deputado Itamar Borges, presidente da FREPEM, falou sobre o crescimento do movimento pelo apoio ao empreendedorismo. “Este encontro soma-se aos anteriores para difundirmos as metodologias que estão sendo desenvolvidas para serem aplicadas nas salas de aula. Nosso desafio é que as 5 mil escolas e os 4 milhões de alunos da rede estadual possam desenvolver as habilidades empreendedoras. Nossos jovens desejam aulas e projetos de empreendedorismo e as experiências mostram melhoras no rendimento escolar, diminuição da evasão e maior integração da sociedade com a escola” afirmou.

Jacques Marcovitch professor e ex-reitor da USP apresentou o curso de atualização em Pioneirismo e Educação Empreendedora desenvolvido pela FEA/USP. O curso de 30 horas destina-se a professores de todas as disciplinas das escolas integrais, e/ou Fundamental II e Ensino Médio/Técnico, além de educadores de centros de memória, museus e instituições dedicadas a cultura do empreendedorismo e do pioneirismo empresarial.

A partir da análise da trajetória e das ações dos pioneiros, pretende-se que os professores e educadores estejam aptos a: a) traçar as características pedagógicas do pioneirismo e do empreendedorismo e suas repercussões contemporâneas; b) elencar as habilidades, atitudes e comportamentos necessários para o desenvolvimento de ações empreendedoras e seu desenvolvimento em sala de aula; c) compreender as possibilidades de trabalho com a pedagogia empreendedora, por meio da criação de um projeto empreendedor.

Silvério Crestana, consultor da Frepem apresentou uma retrospectiva sobre experiências de inserção do empreendedorismo no ensino formal, em municípios brasileiros e de outros países, que fundamentaram a Lei Estadual de 15.963/2015, de autoria do deputado Itamar Borges, que criou o Plano Estadual de Educação Empreendedora.

A professora Gisele Nanini Mathias relatou as atividades que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria Estadual da Educação, descrevendo a matriz de comportamentos e habilidades sobre empreendedorismo, os objetivos e as metas para implantação do Plano Estadual de Educação Empreendedora.

Durante o encontro também foi lançada a coletânea com os Projetos desenvolvidos pelos participantes da turma de julho de 2017. Esses projetos foram elaborados por professores e educadores para desenvolver habilidades, competências e atitudes empreendedoras em sala de aula. Em breve estará disponível emhttps://usp.br/pioneiros/n/

Ascom Itamar Borges

Leave a Reply

Your email address will not be published.