DEPUTADO CARUSO NA LUTA CONTRA O AUMENTO DE IMPOSTOS NA VENDA DE VEÍCULOS USADOS

O deputado Jorge Caruso esteve no último dia 19, na sede do Governo do Estado, em audiência junto com representantes do Sindiauto (Sindicato Comércio Varejista Veículos Automotores Usados Estado SP), o Diretor Jurídico do Sindicato Dr. Ricardo Testa, o advogado Dr. Jorge Inlau, bem como o proprietário da Auto Nobre Veículos, , Adalmo Vaz Mourão, tratando da negativa perspectiva de aumento de impostos ao setor.

Essa foi mais uma etapa de uma briga que se iniciou quando houve o aumento para 1,8% do imposto sobre venda de veículos usados, aumento este que não foi produtivo ao Estado, e ainda levou centenas para a informalidade. Aliás, havia até uma propensão ao retorno à alíquota anterior, de 0,9% mas que, ante a pandemia, ficou impossibilitada.

No entanto, com as novas regras para o próximo ano, o fantasma de novo aumento preocupou a todos, e após várias reuniões e conversas com a Secretaria da Fazenda, com o Vice-Governador Rodrigo Garcia, conseguiu-se que não haja qualquer aumento na alíquota atualmente paga, e junto a isso, uma ação imediata da Fazenda para que as locadoras de veículos também recolham o imposto de comercialização.

“O que mostramos ao Governo e técnicos da Fazenda é que qualquer aumento prejudicaria o lojista, o consumidor e elevaria a informalidade. Com a manutenção atual da alíquota até a recuperação financeira do Estado, e concomitante, com a cobrança do imposto sobre a rede de locadoras que fizeram da venda de veículos usados um negócio muito atrativo, já que nada pagam, o Estado equilibraria a concorrência, aumentaria a arrecadação e legalizaria muitos vendedores”, sem prejuízo de continuarmos, após esse período crítico, na luta para o retorno da alíquota de 0,9%.