Baleia Rossi defende criação Programa Nacional de Combate à Obesidade

Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo

O deputado federal Baleia Rossi (SP), líder do MDB na Câmara, é autor de projeto de lei que cria o Programa Nacional de Prevenção e Controle da Obesidade. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontaram que em 2014 mais de 1,9 bilhões de adultos estavam com sobrepeso, dos quais 600 milhões eram obesos, correspondendo a 13% da população adulta do planeta.

Apresentado em 2015, o projeto de lei nº 735 foi inspirado numa proposta aprovada em 2011, quando o próprio Baleia Rossi era deputado estadual em São Paulo. A Assembleia Legislativa paulista transformou o projeto em lei (de nº 14.830), obrigando o poder público a estabelecer um plano de prevenção contra a obesidade nas escolas públicas do estado.

Caso nenhuma atitude seja tomada, a estimativa, segundo a OMS, é que em 2025 cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso e mais de 700 milhões em estado de obesidade. No que se referem às crianças, os dados são mais preocupantes: a projeção é de que 75 milhões de crianças estejam com sobrepeso e obesidade no mundo.

“O excesso de peso das pessoas que habitam o mundo já custa mais de dois trilhões de dólares por ano, igualando-se ao dinheiro consumido por guerras e por doenças provocadas pelo tabagismo”, explica Baleia na justificativa do projeto.

O Programa Nacional de Prevenção e Controle da Obesidade ficaria então responsável pela promoção de campanhas de conscientização da população sobre os riscos da alimentação em excesso. Além disso, seriam compostas equipes do Sistema Único de Saúde para diagnosticar e tratar as pessoas que já se encontram em estado de obesidade.

Para intensificar o combate à obesidade, o programa irá realizar estudos sobre a quantidade de pessoas obesas no Brasil e determinar os alimentos a serem incluídos ou excluídos para uma dieta saudável, levando em consideração as diferenças de faixas etárias, hábitos alimentares e realidades regionais. E por fim, o programa também será responsável em estimular a prática de atividades esportivas em todo o país.

De acordo com o deputado Baleia Rossi, a obesidade se tornou uma questão econômica. “Esta questão deve e precisa ser analisada sem maquiagem, com diagnóstico preciso, reconhecendo a gravidade do problema”, afirma o parlamentar.

O projeto de lei encontra-se pronto para pauta na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) para então, seguir à apreciação do plenário da Câmara dos Deputados.

Jhéssika Almeida

Leave a Reply

Your email address will not be published.