Quem é Aline Torres
Paulistana de Pirituba, bairro da Zona Norte da cidade, graduada em Relações Públicas, pós-graduada em Gestão de Projetos Culturais pela ECA-USP e graduanda em Ciências Econômicas (2021), Aline Torres, de 35 anos, é a nova secretária municipal da Cultura. Ela trabalha com gestão cultural há 10 anos, com passagem pela Secretaria de Estado da Cultura em São Paulo como presidente da comissão técnica de avaliação de projetos culturais em diversos segmentos, entre os quais Festivais de Artes, Circulação de Teatro e Cultura Negra pelo PROAC Editais e gestora dos núcleos de gerenciamento, atendimento e de administração do Proac ICMS.

Também foi diretora geral do Centro Cultural de Juventude Ruth Cardoso, maior centro de políticas públicas de juventude da América latina, realizando o planejamento e identificação de oportunidades para as juventudes através da cultura. Na Fundação Padre Anchieta – TV Cultura –, desenvolveu projetos para a nova programação da TV, como TerraDois (Prêmio APCA 2017 de Melhor Programa de TV), por meio de leis de incentivo e lei do audiovisual.

Aline Torres desenvolve ações em conjunto da sociedade civil atuando com a promoção e inclusão social de mulheres, negros e homossexuais, ministra cursos e palestras com temáticas ligadas à cultura, juventudes e

Gestão de Projetos Culturais
A nova secretária atuou na realização de pesquisas sobre a transformação cultural do racismo e em coletivos de juventude negra, com o intuito de despertar questões raciais em espaços de poder e promover a inclusão por meio de políticas públicas e leis de incentivo à cultura, capacitando jovens e despertando os seus talentos potenciais.

Durante sua posse, Aline anunciou integrantes do quadro da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), que passará a contar com Danilo Silva, na chefia de gabinete, e Andreia Souza, como secretária-adjunta.