20 deputadas eleitas e duas vice-governadoras, mulheres emedebistas nas eleições 2022

As eleições foram marcadas pela polarização, mas algumas conquistas femininas não podem ser ignoradas como um resultado do processo eleitoral de 2022. O protagonismo feminino está avançando e seu fortalecimento dentro do partido é resultado do trabalho da Presidente Nacional do MDB Mulher, Kátia Lôbo.

Em 2022, o MDB lançou pela primeira vez uma candidata mulher para o cargo de presidente da República: a senadora Simone Tebet. Sua candidatura é um marco, representa a quarta vez que o partido possui um representante da sigla no pleito e sua performance nas urnas também surpreendeu, mesmo apontada como quarta colocada nas pesquisas, conquistou o terceiro lugar com 4.915.423 votos, 4,2% do eleitorado, em uma campanha que reforçava a importância da democracia e da valorização da mulher. A nível estadual e nacional, a presidente do núcleo de mulheres, esteve sempre ao lado de Simone.

No segundo turno Tebet declarou apoio ao presidente eleito, Lula, que incorporou suas propostas ao plano de governo, entre elas iniciativas nas áreas de educação, saúde e inclusão de mulheres no mercado de trabalho e na política.

No primeiro turno também consagraram-se eleitas 20 deputadas e duas vice-governadoras do MDB. As vices são:

Jade Romero, na chapa de Elmano Freitas, eleitos no 1º turno com 54% dos votos;
Hana Ghassan, na chapa de Helder Barbalho, também emedebista e reeleito no 1º turno com mais de 70% dos votos.

Entre as deputadas, são 11 estaduais:

Ana Paula Mendes (Piauí)
Andréia Xarão (Pará)
Antonia Sales (Acre)
Carla Dantas (Alagoas)
Cibele Moura (Alagoas)
Diana Belo (Pará)
Fátima Canuto (Alagoas)
Flávia Cavalcante (Alagoas)
Janaina Riva (Mato Grosso)
Patrícia Alba (Rio Grande do Sul)
Paula Titan (Pará)

E 9 federais:

Alessandra Haber (Pará)
Andréia Siqueira (Pará)
Elcione Barbalho (Pará)
Helena da Asatur (Roraima)
Iza Arruda (Pernambuco)
Marussa Boldrin (Goiás)
Renilce Nicodemos (Pará)
Roseana Sarney (Maranhão)
Simone Marquetto (São Paulo)

Na Câmara dos Deputados a bancada feminina vai crescer, saltando de 77 representantes em 2018 para 91 em 2022. Com representatividade e capacitação, vamos ampliar esses quadros e seguir pautando uma sociedade melhor para as mulheres, que contam com o apoio da nossa Presidente Nacional, Kátia Lôbo. Sabemos que lugar de mulher também é na política e seguimos na luta para aumentar a nossa representatividade e liderança nos espaços, por uma sociedade justa e igualitária, que possa cuidar de todos e de todas.

www.mdbmulher.org.br